segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sobre blogs

Bruno Garschagen está publicando uma série interessantíssima a respeito do fenômeno relativamente recente dos blogs. A discussão é assaz pertinente e o mais curioso é que, ao mesmo tempo em que se fala de um tipo de relação entre leitor e blogueiro, essa mesma relação se mostra. Bruno tem utilizado como material de suas reflexões uma porção de comentários de seus leitores, muitos dos quais também são blogueiros.
Para evitar incompreensões, explico: o que estou chamando de recente, ao menos no Brasil, é o fato de haver blogs que podem ser tratados com seriedade, não aqueles diarinhos de adolescente que costumavam dominar a cena até bem pouco tempo atrás.
O lingüista francês Dominique Maingueneau, em seu livro Análise de textos de comunicação, apresenta-nos a noção de midium, e procura mostrar como o veículo pelo qual determinada mensagem é transmitada molda a própria mensagem. Não vejo exemplo mais eloqüente desse conceito do que os blogs. A profusão de links que remetem às mais diversas fontes de informação, quer sejam de empresas de comunicação já bem estabelecidas, quer sejam de outros blogs, possibilita — na verdade, exige — uma outra postura do leitor frente ao texto. Se quisermos compreender o que determinado autor está dizendo, devemos ter acesso à mesma informação que ele. Mas isso é o de menos: a informação está a apenas um clique!
Seja como for, o assunto ainda há de dar muito pano para manga. De minha parte, faço o meu bloguinho modesto e vou contanto o que a gente boa anda dizendo por aí.

Um comentário:

Marie Tourvel disse...

Modesto, né, William? Tá bom, conta outra. Que bom que esteja acompanhando a série sobre blogues do Bruno. Comente por lá, William. Você sempre faz colocações pertinentes. Vamos lá, força! Beijos